Revista Zimbro
by Amigos da Serra da Estrela
 

2024-12-23

Túnel da Alvoaça

Túnel da Alvoaça

 

Palavras chave

alvoaça  territorio  tunel  
 

Mais de 35 anos depois de termos tornado pública a proposta para a melhoria da ligação entre as duas vertentes da Serra da Estrela, eis que um conjunto significativo de pessoas, ligadas aos mais diversos sectores de actividade e autarcas da região se reuniu, na Vila de Unhais da Serra, de onde saiu um grupo de trabalho para reivindicar o túnel da Alvoaça! (1)

Esta proposta que, até ao presente momento, tinha como único protagonista a ASE – e é com grande satisfação que a vemos reconhecida, passadas mais de três décadas. Lamentavelmente, tivemos conhecimento do acontecimento pelas redes sociais, continuando a verificar-se, na generalidade dos Poderes Autárquicos e outras entidades, a mesquinhez subentendida à desconsideração a que somos sujeitos, uma e outra vez. A ideia, errada e enraizada, de que somos apenas um movimento contestatário é sintomático e está ao nível das relações estabelecidas com a ASE. Esta discussão é a prova do quanto têm estado errados e a evidência dos anos que demoram para assumir responsabilidades.

Relativamente ao que ouvimos no encontro de Unhais da Serra, queremos desde já fazer uma correcção: o encontro que teve lugar no restaurante das Pedras Lavradas, há mais de 30 anos, e para o qual foram convidados todos os autarcas envolvidos no “território-alvo” deste projecto, foi promovido pela nossa Associação. Do mesmo, constou uma lista de presenças, bem assim como da aprovação da proposta que então apresentámos e que poucas alterações sofreu até hoje. O nosso documento foi aprovado pela maioria dos presentes, com uma única abstenção por parte da Presidente da Junta da Teixeira.

Posteriormente, tal documento foi enviado para as Câmaras de Seia e Covilhã, que o aprovaram, a par com as respectivas Assembleias Municipais, segundo foi tornado público na época. Por essa altura, durante uma visita à região do Ministro das Obras Públicas, Eng.º Joaquim Ferreira do Amaral, já falecido, foi-lhe entregue toda a documentação que tinha sido aprovada, tendo-nos afirmado que o assunto seria deliberado, uma vez que considerava a ideia interessante, desde logo, pela construção do túnel que pouparia mais de 20 quilómetros de estrada.

Como não tivemos acesso ao estudo que foi apresentado no encontro supracitado, apenas podemos debruçar-nos sobre o que o áudio que a Rádio Cova da Beira divulgou publicamente.

Verificámos que há vozes que reclamam uma ligação em autoestrada. Também não ouvimos que tivesse sido considerado o encerramento da estrada da Torre, bem assim como a promoção de soluções alternativas para o Planalto Superior, vital para o futuro do turismo na Serra da Estrela, de que a nossa Associação não abdica. Também não se trata de um túnel com 800 metros, mas com um comprimento aproximado dos 3 quilómetros.

A sabedoria popular ensina-nos: “Os vales unem, os montes dividem.” Parece que, tal saber, não teve impacto nesta reunião, de onde saiu um grupo de trabalho, uma vez que o Município de Seia e Loriga não se encontravam representados. Seria fundamental que tal “descuido” não se tivesse verificado, já que é importante que os principais intervenientes na procura de uma solução com esta envergadura não vão entrando a conta-gotas, quando seria fulcral que fizessem parte do processo inicial.

Para finalizar, clarificamos apenas que a nossa proposta é composta por 3 soluções, que procuram dar resposta ao sistema rodoviário, ao turismo na Serra da Estrela, fundamentalmente, no seu Planalto Superior, como o travar da desertificação e o desenvolvimento de Unhais da Serra, Erada, Outeiro da Vinha, Teixeira, Alvôco da Serra, Loriga, Valezim, Sazes da Beira e Lapa dos Dinheiros, incompatíveis com uma via rápida.

Reivindicar um túnel, como solução para os males de que a Serra da Estrela padece, revela uma visão muito limitada dos problemas, mas uma vez que as ideias apresentadas pela ASE, únicas até ao momento, estão documentadas e podem ser consultadas na Revista Zimbro online, através dos links que acompanham este texto, não iremos maçar os leitores com mais delongas.

  1. https://radio-covilha.pt/2024/12/noticias/aderes-propoe-grupo-de-trabalho-para-reivindicar-ic6-com-o-tunel-da-alvoaca/?fbclid=IwY2xjawHSvLxleHRuA2FlbQIxMQABHcAdCrAB0YLoP2BPjmxiKub-ZQhuEwnMgmJAsvI2-_O0DrFSe_p5J3KKEw_aem_5OtT-HpMBXc7CpHC8bXgvQ
  2. https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Faudiomack.com%2Fcova-da-beira%2Fsong%2F6763306907ae7%3Ffbclid%3DIwZXh0bgNhZW0CMTAAAR0dz6WOjolBz6HoP-3nBvL8-6uWWtrAC2rYs5BuBneDAER6VnI5t3a158U_aem_HLWnMnZoYk1uuKEo6hZe5A&h=AT09aZ-4ILuKI2s0Sgw6BTZbnhEl1oCp-RBXzRzCd0JOWq2uojFlwyFGCSNA34MmTQRUU_QQD53b3BW9vRbTaTfDMECA_2U3BKt3IEvvuOOCYrwrQiQNJMVswq5YPW6viQfyq1u2bZPPP1zOpA&__tn__=-UK-R-R&c[0]=AT252E5AIrYg4H_qPNKV81zV26Sv4aUh4aLDSRBwg-0joP-3NCbrvlzxy5qx3_3YIkzQP8qX8ZFdyWhvt4TgQ0SohkEzGVy-ReI97pX5aoVt5v2fRVu_vlPKe04fwoDojUJltunzx-l_vXIG9rJEGVJAmldF7ElVRBdI7SDllsJdxAQKy7lUoIBuIwX1q0wNLTe1fOF3V159KRp9YXmoGHDHfg
  3. https://www.facebook.com/share/15KFtmmfzk/
  4. https://www.revistazimbro.pt/2024/01/04/parque-natural-sem-alternativa-parte-1/
  5. https://www.revistazimbro.pt/2024/02/07/parque-natural-sem-alternativa-parte-2/
  6. https://www.revistazimbro.pt/2024/03/05/parque-natural-sem-alternativa-parte-3/
  7. https://www.revistazimbro.pt/2024/04/07/parque-natural-sem-alternativa-conclusao/

 

(Fotografias de Jocarmo e Rádio Cova da Beira)

 
 
 

Também pode ler

 



 

Comente o artigo

0 Comentários


Contactos | Ficha técnica | Política de privacidade

© 2025 Revista Zimbro

made with by alforreca

Siga-nos