2024-07-18
Palavras chave
editorial jovensOs meses de Junho e Julho têm constituído para a Serra da Estrela uma riqueza do ponto de vista do trabalho comunitário no que diz respeito às acções promovidas pela ASE.
Entre os dias 6 e 12 de Julho, em particular, o Vale do Beijames conheceu um grupo de escoteiras que se deslocaram da Bélgica a Portugal com um objectivo principal: fazer voluntariado na Serra da Estrela numa tentativa de contribuir para o desenvolvimento e protecção da Natureza nesta região.
A relação estabelecida entre este grupo e a ASE marcou-se, essencialmente, pelos interesses em comum e pelo pragmatismo que permitiu pôr em prática o que era do interesse de ambas as partes – a melhoria da realidade da Serra da Estrela através do trabalho voluntário. Na mesma linha de pensamento, verificamos que a realidade em Portugal se distancia da facilidade com que se preparou e geriu o trabalho realizado nesta semana. Na verdade, além das burocracias que muitas vezes se subentendem ao voluntariado, parece haver uma fraca aposta em actividades deste cariz a nível nacional pelas dificuldades que se colocam num processo que, como pudemos constatar, se evidenciou bastante simples.
Ainda que as entidades responsáveis não assumam este tipo de encargos, folgamos saber que há uma procura elevada a nível nacional por parte de grupos de jovens (escoteiros e outros) por organismos que promovam este tipo de trabalhos. Ainda que a oferta não seja suficiente para toda a procura existente, a ASE cá estará para receber todos aqueles que, à semelhança deste grupo, queiram contribuir para a defesa e conservação da Serra da Estrela.
Defesa ambiental | 2024-11-09
Defesa ambiental | 2024-11-09
0 Comentários