2023-12-06
Palavras chave
plantação reflorestacao teixoDesde 2007, a ASE tem canalizado a sua atenção para as áreas mais recônditas da Serra da Estrela, onde ocorreram incêndios. As que se situam a maior altitude, onde não há estradas, não têm merecido atenção por parte da generalidade das entidades responsáveis pela sua gestão.
Tratam-se de espaços muito importantes do ponto de vista ecológico, por se situarem, naturalmente, no início das bacias hidrográficas, onde o processo erosivo se inicia. Infelizmente, o trabalho que se tem vindo a fazer não é, depois, correspondido com a limpeza dos matos, sujeitando a plantação a novos fogos e, consequentemente, mais erosão.
Desta vez, pretendemos plantar no Covão do Teixo, em toda a baixa adjacente ao Curral do Vento, nas imediações da Lapa das Cachopas, procurando fazê-lo onde for possível encontrar bolsas com terra. É um trabalho difícil e de resultados imprevisíveis, mas fundamentais para evitar que situações de enxurrada como as que aconteceram recentemente sob a Vila de Carvalho não se repitam. Por outro lado, é fundamental repor o coberto arbóreo para promover a biodiversidade e, simultaneamente, aumentar a capacidade de armazenamento da água no subsolo.
A Força Aérea Portuguesa, que nos tem apoiado desde 2007 através da utilização de um helicóptero que efectua o transporte das couvetes com as plantas, irá, no próximo dia 14 de Dezembro, realizar um voo (ou dois, conforme a necessidade emergente), entre a zona da Pedra do Urso e as zonas de plantação. Os voluntários irão poder colaborar nos dias 14 e 16 de Dezembro, bastando para o efeito fazer a sua inscrição junto da União de Freguesias de Cantar Galo e Vila de Carvalho ou da ASE – asestrela@gmail.com ou para o nº de telefone 961236040. Após o contacto com alguma destas entidades, serão prestadas todas as informações sobre como irão decorrer as operações e o que cada voluntário precisa para poder contribuir para esta acção em prol da Serra da Estrela.
PARTICIPA!
Defesa ambiental | 2024-11-09
Defesa ambiental | 2024-11-09
0 Comentários