2023-11-01
Palavras chave
mondego penacova rioNo dia 28 de Outubro, teve lugar, em Penacova, um debate subordinado ao tema “Bacia Hidrográfica do rio Mondego – que estratégias face às alterações climáticas e à seca?
O encontro, foi promovido pelo MUNDA, um movimento recentemente criado, para denunciar o que se tem vindo a verificar no rio Mondego.
Merecem destaque duas intervenções. A do Professor Doutor Baila Antunes, “sobre as grandes ameças sobre os recursos hídricos com as Alterações Climáticas – Bacia Hidrográfica do Rio Mondego”, e a do Professor Doutor Alcides Pereira, sobre a “Radioactividade no Rio Mondego – Situação Presente e Perspectiva Futura”.
Durante o debate houve manifesta preocupação pelo estado em que se encontra o rio, quer ao nível da poluição, do problema das barragens, nomeadamente da Aguieira, as cheias, bem assim como das consequências para os recursos hídricos, as condições em que encontram algumas situações relacionadas com os inertes e poços, das antigas minas da Urjeiriça.
A nossa Associação, que esteve presente a convite da MUNDA, alertou para as consequências que se têm verificado no rio Mondego, pedindo aos presentes que estivessem mais atentos ao que se passa na Serra da Estrela, uma vez que aqui que as coisas começam a desenhar-se. Os incêndios e a desflorestação, não têm as mesmas consequências, se se verificarem nas montanhas ou nas planícies. Daí o apelo que foi feito para participarem nas acções de plantação na Serra.
Créditos da fotografia: Câmara Municipal de Manteigas
Defesa ambiental | 2024-11-09
Defesa ambiental | 2024-11-09
0 Comentários